A Viação Garcia se destaca entre as cinco maiores empresas do setor no País!!!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O FUNCIONÁRIO IZAÍAS!!!



O funcionário Izaías está há 49 anos na Viação Garcia. Conhece a empresa de ponta a ponta! Atualmente, trabalha na Gerência da Manutenção. Hoje à tarde, fui recebida pelo "Seu Izaías" como é carinhosamente chamado pelos funcionários. Ele me contou várias histórias, e, por isso, não poderia deixar de não compartir com vocês!

"Eu entrei na Viação Garcia em 1964. Cheguei num momento em que a Garagem da empresa havia sido transferida do quarteirão, onde hoje é o Royal, para cá (Avenida Celso Garcia Cid). Eu comecei como auxiliar de escritório na empresa. Toda a venda de passagens era contada, na época, manualmente. Eu ajudava no fechamento de caixa, como um conferencista. As passagens, na época, eram fracionadas. Havia mais de 200 duzentas até a cidade de Paranavaí. O cobrador do ônibus tinha vários bilhetes correspondentes a cada cidade. Diferente de hoje, que há os guichês na rodoviária para realizar este tipo de trabalho e de venda. Em 1965, fui transferido para a cidade de Assaí, e, fiquei até o final de 1966, nesta função. Depois, retornei à Londrina assumindo o setor de Transporte de Encomendas H24. Em 1982, sai o Encomendas para entrada do Cargas, que atendia São Paulo e Santa Catarina. Em 2012, retorna o Encomendas com o Express saindo o Cargas. Com isso, passei para o setor de Gerência da Manutenção que cuida, atualmente, da parte dos combustíveis, dos pneus e das peças dos ônibus da empresa, como também,  da manutenção do museu da Viação Garcia que está sob nossa responsabilidade.”

Com este importante relato, perguntei sobre sua visão quanto à evolução da empresa: 

“a Garcia investiu muito na modernização de novos ônibus, de última geração, que são os mais modernos do Brasil. O atendimento da Viação Garcia aos seus clientes também considero que é vip, porque sempre estamos prontos a ajudar, e, a ser úteis. Os combustíveis, também, estão dentro desta evolução, para se ter uma ideia, estamos utilizando o combustível (S10) e o combustível Arla-32 que juntos são menos poluidores ao meio ambiente. A Garcia possui esta preocupação com o meio ambiente."  

Em relação a outras histórias vivenciadas por ele com a Viação Garcia, o funcionário Izaías nos conta: 

"me lembro, uma vez que, o hospital do Câncer de Londrina havia comprado uma espécie de equipamento conhecido como Bomba de Cobalto (Césio 37)  que foi transportando até o Porto de Santos. E, de lá para cá, quem realizou o segundo transporte, foi a Garcia pelo H24 (Setor de Cargas, atual, Encomendas Express). Me lembro que houve todo um esquema de segurança devido à possibilidade de radiação. Mas, deu tudo certo. A operação, em que eu, também, participei, foi um sucesso! (risos) Outra história que me lembro, foi o Papa João Paulo II em Curitiba que dispensou o Papamóvel para ir, no banco da frente, junto ao motorista da Garcia.” 

Sobre este tempo com a Viação Garcia

“o que tem a dizer ... (emocionado) ... Cheguei aqui com 17 anos. Me casei duas vezes, porque a primeira esposa faleceu. Mas, me casei de novo! (risos) com Aparecida, ex-funcionária da empresa. O meu filho, por 16 anos, trabalhou na área de informática. É uma empresa muito boa! Meu maior orgulho é poder passar para as pessoas mais novas, tudo o que aprendi aqui, e, com a vida aí fora, pois as histórias da minha vida e da Viação Garcia se misturam!”

Após a entrevista, ele me conduziu ao museu da Viação Garcia e conhecemos o pátio da manutenção dos ônibus, sempre muito prestativo nas informações sobre empresa que tanto admira!


Para mim, o dia de hoje foi incrível com a Viação Garcia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário