A Viação Garcia se destaca entre as cinco maiores empresas do setor no País!!!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

UM DIA ESPECIAL NA CIDADE DE JATAIZINHO!!!


Eu e a Viação Garcia na Rodoviária de Jataizinho

A Viação Garcia passando pela ponte do Rio TIBAGI!!!


Imagem cedida gentilmente pelo Museu de Jataizinho

Eu e a Viação Garcia estivemos em Jataizinho,  Paraná. Durante a viagem, uma passageira informou para mim que a Viação Garcia sempre participa da exposição de veículos antigos realizada todos os anos na cidade. 
Com isso, percebi que histórias importantes encontraria neste município. Uma delas é que esta cidade teria sido capital do Brasil por 24 horas devido à visita do imperador Dom Pedro II.
De acordo com Alisson, funcionário do Museu de Jataizinho, em 1851, Dom Pedro II assinava o decreto em que Jataí se tornaria uma colônia militar no período da monarquia. 


Imagem cedida gentilmente pelo Museu de Jataizinho


Comenta que no ano de 1854, oficialmente, ela foi instalada pelo major Tomás José Muniz. E, em 1855, começava o povoamento da cidade no qual o padre italiano frei Timóteo cuidava do município: Era como um prefeito (risos). Por volta de 1872, Jataí passou a freguesia (distrito) abrangendo as cidades de Cornélio Procópio e de Maringá. Em 1895, período próximo da República, já havia desinteresse pela colônia militar de Jataí. Nos anos 20, mais pessoas se mudaram para o local. Eram descendentes de italianos, alemães, japoneses e espanhóis. Em 1929, o presidente Washington Luis decretou Jatai como município. Porém, segundo Alisson, em 1938, Manoel Ribas devido aos líderes da cidade, resolveu tornar Jataí em vila mudando o seu nome para Jataizinho. Em 1947, o presidente Eurico Gaspar Dutra decreta novamente cidade, e, como já havia o nome de Jataí, numa cidade de Goiás, permaneceu o nome de Jataizinho, porque no país não podia haver dois nomes iguais para cidades. Para Alisson, na história do Paraná, é um dos poucos municípios em que foi emancipado duas vezes. A história da Viação Garcia se mistura com a história da cidade, assim como, com a história de Londrina, pois a partir dos anos 50, o município passou a receber os ônibus desta empresa. E, até hoje, não tem quem não utilize os serviços da Viação Garcia. Temos ônibus em todos os horários na cidade! Comentou Alisson. 


Imagem cedida gentilmente pelo Museu de Jataizinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário