A Viação Garcia se destaca entre as cinco maiores empresas do setor no País!!!

sábado, 3 de agosto de 2013

O BUSÓLOGO PATRICK ROCHA FALA AO BLOG "EU E A VIAÇÃO GARCIA"!!!


1-)Seu amor pelos ônibus é desde criança. Com quantos anos você começou a frequentar a Rodoviária de Londrina para vê-los? O meu amor pelos ônibus é desde que me entendo por gente. Não sei como explicar esse afeto, porque tenho certeza de que é algo que já nasceu comigo. Assim como há aqueles que gostam de carros, motos, ou qualquer outro meio de transporte, eu sempre gostei de ônibus. Lembro-me que meus pais nem sempre podiam me levar até a rodoviária. Então minha primeira lembrança em ter contato com um ônibus é dos meus 3 anos de idade, em uma das vezes que estávamos indo para a casa da minha avó num domingo de manhã, como de costume. Eu entrava num outro mundo e ficava impressionado com cada detalhe. Mas a rodoviária eu comecei a frequentar um pouco mais tarde, quando tinha uns 7 anos de idade, no entanto, isso não foi obstáculo, eu prestava atenção em cada ônibus rodoviário que via passar na rua. Na época não tínhamos máquina fotográfica para guardar aqueles momentos especiais da minha infância, e de certo modo hoje sinto muito por isso, mas tenho a memória muito boa e felizmente consigo lembrar de muitas coisas assim. Na verdade o meu contato maior era com os ônibus urbanos. A minha maior alegria quando minha mãe dizia que iríamos em algum lugar, de ônibus, é claro. Em minha memória guardo cada detalhe dos modelos de ônibus da época, as linhas, as pinturas, até o som de cada um deles. Tudo como se fosse um arquivo de filmes na minha mente. Tudo como se fosse hoje. Sinto uma sensação muito boa cada vez que falo disso.

2-)Você foi o primeiro busólogo oficial da Viação Garcia? Não, acredito que não. Mas nunca ouvi falar que a Viação Garcia tem busólogos oficiais, ou que exista alguém que tenha sido o primeiro. Entretanto, estou certo de que sou um dos que acompanham a trajetória da empresa assiduamente. Procuro me inteirar sobre os assuntos da empresa frequentemente e como um todo, não somente sobre os ônibus, mesmo sendo esse o meu hobby. Visito a garagem da empresa quando posso, fotografo e filmo os ônibus com certa frequência em diferentes lugares e por hoje morar próximo à rodoviária, faço como quando criança, vou lá pra me distrair um pouco, tomar um suco e ficar observando os ônibus. Sei que há vários admiradores da empresa, busólogos ou não, espalhados por onde ela já fez história. E como um admirador da empresa, sempre me interessei, além dos ônibus, por suas inúmeras histórias, ações, e pela sua representação na nossa cidade. Uma coisa é certa, sou um busólogo que sempre acompanhou a empresa estando ela nos seus altos e baixos, mas não uso isso para me destacar de alguma maneira. O meu princípio é cultivar meu hobby da melhor maneira possível e poder compartilhar com quem também gosta do assunto. A Viação Garcia promoveu seus primeiros encontros para busólogos e admiradores nos últimos anos e tive a chance de participar deles. Para mim foi um grande prazer, pois o contato com eles tornou-se maior, pude fazer novas amizades com pessoas que têm o mesmo hobby e, além de tudo, pude ver que a empresa tem ciência do que fazemos e do por que fazemos isso. E o quanto ela pode representar para nós. Portanto, se eu fosse o primeiro ou que eu fosse o último busólogo, isso realmente seria indiferente para mim, pois a minha consideração por ela continuaria sendo a mesma, uma vez que a acompanho desde a minha infância.
 
3-)Você somente aprecia os ônibus da Viação Garcia. É o seu foco? Não, mas é claro que tenho as minhas favoritas e ela está entre uma delas. Eu sempre gosto de deixar este assunto bem claro para quem tem a curiosidade. O meu foco sempre foi gostar de ônibus e não de empresas de ônibus. No nosso hobby, isso acaba gerando um desconforto, até porque o foco não é gostar de empresas, apesar de existir quem tenha foco nisso. Mas é certo também que elas fazem parte da nossa apreciação, e com isso acabamos nos tornando fãs de algumas delas. Gosto de acompanhar tudo o que é novidade relacionada a ônibus ou outros tipos de transporte coletivo, e por essa razão gosto de saber quando a Garcia nos traz novidades ou revela mais uma história. Tenho minhas miniaturas guardadas com carinho. Gosto de saber a quantas anda a empresa, o que fizeram, o que vão fazer, mas sempre na intenção de conhecimento próprio, de admiração, como se tivesse acompanhando um amigo. O meu foco sempre foi o ônibus, seja ele da empresa que for, sem discriminação alguma.



4-)Nestes anos, quais foram os modelos de ônibus da Viação Garcia que você considera os mais importantes. Aqueles que mais gosta? Acho que essa é a pergunta mais difícil de responder. É extremamente difícil dizer o que é mais importante quando cada um tem sua exclusividade. Pode parecer comum, mas primeiramente, a Catita. Primeiro ônibus da região, que sem dúvidas, marcou a história de Londrina atravessando inúmeros pioneiros através das estradas de barro, da balsa no Rio Tibagi, das matas fechadas por toda região afora. Veículo que carregou pessoas extremamente importantes para o desenvolvimento das terras do norte do Paraná, e que hoje é símbolo da empresa. Além da Catita, eu gosto muito de mais dois modelos: o Nielson Diplomata 2.50 e o Irizar PB. No caso do Diplomata, não me especifico apenas ao carro 7728 porque foi o veículo que carregou o Papa, mas porque ele tem um toque de luxo dos anos 70. Era conhecido também como "modelo sete quedas" por causa de seus detalhes em caimento no teto. Um veículo charmoso, amplo, com bancos de couro e sinônimo de potência da época com seu motorzão Scania B111. Acho ele lindo e ainda bem que o Papa andou nele, senão não teríamos uma relíquia dessas preservada no museu da Viação Garcia. O outro, o famoso 7175, Irizar PB todo preto feito em comemoração dos 75 anos da empresa, porque me traz um ar de modernidade e imponência. Foi o primeiro do Brasil, assim como um de seus antecessores, o Century de 1998, que veio da Espanha. O Irizar PB hoje já é comum em muitas empresas de ônibus, mas na época de sua apresentação foi uma grande novidade que impressionou os clientes, e que por seus traços modernos criou uma grande expectativa de melhoria no transporte rodoviário em geral. Particularmente acho que é um veículo confortável, agradável e que realmente chama a atenção por onde passa. Confesso que na exposição, durante um de seus dias de apresentação cheguei a entrar nele e tirar um cochilo. É engraçado, dou risada toda vez que lembro, me senti em casa. Fora esses eu poderia citar pelo menos mais uns dez que me marcam muito, mas à primeira vista são esses três.


5-)Nunca pensou em desenhar modelos de ônibus? Bom, para quem não me conhece a pergunta me convém, pois graças a Deus tenho o dom e o hobby de desenhar também. Criar modelos de ônibus nunca foi algo que me interessasse muito, mas reproduzir modelos já existentes em desenhos sempre foi algo que me divertiu. E por incrível que pareça, tenho poucos desenhos de ônibus rodoviários, e os que tenho da Viação Garcia estão todos sem terminar. Isso me dá uma certa raiva e vergonha, porque sempre tento achar um tempinho pra terminá-los mas de vez em quando a criatividade é tanta que me faz criar outros e deixá-los de lado. Tenho fé que os terminarei em breve, apesar da falta de tempo na correria do dia-a-dia. Aliás, estou com uma ótima ideia de representação dos veículos do museu para enviar para a Viação Garcia. Mas isso é algo pra se fazer com mais calma, pois quero caprichar.

6-)Você gosta mais dos ônibus de linhas interestaduais, intermunicipais ou metropolitanas? Não vou mentir, eu sempre gostei mais de ônibus urbanos, e a Viação Garcia tem modelos urbanos em suas linhas metropolitanas. Os mais antigos são os que me chamam mais a atenção, pois cheguei a passear bastante neles quando eu era criança. Lembro que tinham um articulado que para mim era o mais difícil de conseguir dar uma volta pois ficava em Maringá. Porém, não posso negar que alguns dos ônibus rodoviários me prendem a atenção de uma forma exagerada também. Dos modelos rodoviários eu gosto mais dos Double Decker (DD), os de dois andares. A Garcia sempre teve ótimos double deckers, e toda vez que viajo em um deles me sinto totalmente à vontade. É como seu eu estivesse no meu lar. Amo viajar, adoro cidades, e acho incrível vê-las de um ângulo um pouco mais acima do que o normal, assim como fico feliz quando enxergo as paisagens lindas que surgem no meio das estradas lá de cima enquanto estou na minha poltrona prestando atenção em todos os detalhes internos do ônibus. São pouco mais de duas décadas de vida, ando de ônibus urbano todos os dias e também já perdi a conta da quilometragem que viajei de ônibus rodoviário, mas garanto que a cada viagem e a cada ônibus tenho uma sensação diferente. Só quem gosta para, de fato, entender o que eu sinto.



7-)O seu relacionamento como cliente da Viação Garcia nestes anos? Eu sempre tento manter uma ótima relação pessoal com quem gosto, e assim tento fazer com a Viação Garcia. Não tenho motivos para me queixar sobre os contatos que já tive com a empresa e com seus funcionários até hoje. Sempre fui muito bem recebido tanto na garagem quanto em seus guichês. Às vezes me cobro por estar, da minha maneira, tão próximo a rotina da empresa. A sensação que tenho é que a Viação Garcia faz parte de muitas partes da minha vida assim como da vida de muitos londrinenses. E o fato de eu ser um busólogo só intensifica isso, por isso creio que o meu relacionamento vai além de ser um cliente. Já tive bons e maus momentos durante viagens com essa grande empresa, e para mim isso é normal, assim como nós também temos nossos dias bons e ruins, mas a consideração é a minha ponderação e é o que vale mais no final das contas. O que realmente importa é toda a relação que tenho com a empresa desde criança, seja em memória, em contato ou apenas em apreciação. Para mim é uma de muito valor afetivo e histórico.

8-)Em relação aos serviços da Viação Garcia, o que tem a dizer? Sempre gostei. O que eu observo é que aqui em Londrina sempre somos bem atendidos e dificilmente temos problemas. Aqui estamos em casa, e acho que isso é um motivo a mais para fazer com que o atendimento seja tão bom. Já em algumas cidades por onde passei, não posso dizer o mesmo, mas percebe-se que o ambiente de trabalho não é o mesmo daqui de Londrina. Em geral, não tenho o que reclamar, mas dizem que a gente sempre tem que olhar à frente, então por que não melhorar sempre que possível? Uma empresa de praticamente 80 anos de história merece respeito, e respeito é algo que sempre tiveram com o usuário. A Viação Garcia já foi e ainda é uma ferramenta na vida de muita gente. É através dela que vemos histórias acontecendo, pessoas se reencontrando, e a vida de muita gente seguindo. Com certeza é uma das empresas que ainda movimenta muito cidade de Londrina. O melhor de tudo é conhecer a variedade de ônibus que eles já tiveram, e saber do conforto de cada um. Por toda a duração de seu funcionamento, ela procurou sempre novar, seja através da fabricação própria de carrocerias, uso do gasogênio pretejando tudo e todos, risos, ou com os primeiros veículos de motor embutido ou importando tecnologias de outros lugares do mundo. É perceptível que ela sempre procurou estar atualizada à época decorrente, com seus respectivos ônibus, desde a Catita até os últimos lançamentos de ônibus de grande porte como os low driver ou double decker e assim a empresa segue. Outra coisa que acho interessante é a empresa estar integrada à ações sociais, fazendo suas campanhas, como a campanha contra o câncer, ou nas ruas de Londrina colaborando com projetos sociais.



9-)Deixe a sua mensagem para os milhares e milhares de passageiros da Viação Garcia! Uma empresa não se faz por si só, ainda mas neste segmento. Todos nós temos um pedaço de história na Viação Garcia, assim como foi através dela que muitos de nós puderam ter suas vidas seguidas em frente com as idas e vindas de familiares ou amigos desde a época dos pioneiros. Londrina cresceu e ela cresceu junto, e certamente é uma parte de nossa cidade. Seja onde for, com o ônibus que for, de algum jeito ela realmente tem estado diminuindo distâncias e aproximando pessoas, portanto acho que é uma empresa no mínimo merecedora de honra dos Londrinenses e de todos os clientes que desfrutam seus serviços periodicamente. Que façam bom uso da empresa enquanto sua longa e intensa história durar.

Imagens concedidas gentilmente por Patrick Rocha
por Andréa Ribeiro

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