A Viação Garcia se destaca entre as cinco maiores empresas do setor no País!!!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

EU E A VIAÇÃO GARCIA: UM DIA ESPECIAL COM ROBERTO LUPION!


Todo dia quando eu pego a estrada. 
Quase sempre é madrugada. 
E o meu amor aumenta mais...
(Roberto Carlos)*


Nesta semana, Roberto Lupion esteve presente na garagem da Viação Garcia em Londrina (PR). Lupion foi funcionário na empresa de 1970 até 1975. Comenta que muita coisa, de lá para cá, mudou. De acordo com Roberto Lupion: "foi muito bom o período em que trabalhei nessa empresa! Eu amo esta empresa! Mas, não vou chorar! (risos). Eu dirigi os ônibus: 'Geraldão, Fenemê e o Diplomata Scania, o mesmo modelo de ônibus que conduziu o papa'. A linha que mais fazia era de Londrina a Ourinhos (SP). Dirigi também a carreta Volvo, da Viação Garcia que transportava combustível de Paulínia à São Bernardo do Campo. Algumas vezes, para realizar esse mesmo serviço, ia também à São Cristóvão. Sempre amei a minha profissão: a de 'Ser Motorista!'

Anos 60

A carteira de motorista 


Na garagem de Londrina havia o funcionário conhecido como 'Senhor Laurindo' que era responsável pela reforma dos ônibus. Ele era muito enérgico, e, sempre me pedia para ver os números dos ônibus. Quando eu voltava com a numeração, ele reclamava porque havia demorado, isso quando eu realmente demorava, (risos). Ai eu brincava com ele dizendo que a placa na garagem informava que a velocidade permitida no local era de 10 km por hora! Assim, tudo ficava justificado. (risos)





Nesses 43 anos de profissão, à Deus agradeço de não ter tido nenhuma multa ou acidente. Um item de segurança que admiro é o calço que utilizamos para colocar nos pneus dos ônibus e dos caminhões. Sempre priorizei a segurança não somente minha, mas de todas as pessoas ao meu redor. Por isso, à Deus sempre agradeço! O trânsito para mim significa: 'eu respeito'! É um dos itens principais do código de ética do motorista! Sempre fui um motorista 'de acordo com a velocidade'. Sempre obedeci a sinalização das estradas.

Na parada de lanche

Os passageiros nunca reclamaram do meu trabalho! Me lembro de algumas histórias. Uma delas, ao conduzir o time do LEC (Londrina Esporte Clube), o 'Tubarão', do goleiro Neneca para Curitiba. Na época, o presidente Mauro Viotto me perguntou se não tinha jeito de chegar mais rápido. A rodovia PR 445 ainda não existia. Nessa ocasião, eu, com muita educação e honestidade informei que havia muitas curvas na estrada. E, por isso, era obrigatório e necessário dirigir o ônibus na velocidade permitida. Algum tempo depois, já com a PR 445 inaugurada, o presidente Viotto novamente me questionou dizendo que o tempo de viagem não havia mudado para Curitiba. Então, relembrei que era devido as curvas na rodovia. Porém, o mais importante para eles, naquele momento, era sempre não chegarem atrasados. E, não chegaram, (risos). Outra história que vem a minha mente é a do 'Osvaldão' que era funcionário da Escala dos Motoristas, da Garcia. Uma vez, ele me pediu para levar passageiros para Santa Catarina. Busquei eles na avenida Duque de Caxias em Londrina para conduzi-los à Criciúma. Eram pessoas religiosas. Ao chegarmos na cidade, ficamos andando, e, retornamos no mesmo dia. Mas, acabou que eu havia ficado sem dormir. Na Serra de São Luiz do Puranã senti que não teria mais condições para dirigir devido ao cansaço. Então, parei num posto que ficava por ali mesmo, a fim de descansar um pouco para prosseguir a viagem. Um dos passageiros chegou a reclamar. Porém, se convenceu de que era a melhor atitude que eu poderia tomar naquele instante, pois a maioria estava de acordo de que eu deveria descansar. Depois de duas horas e meia, descansado, tomei um café, e, voltamos para Londrina. Passado alguns dias, realizei uma viagem à Aparecida. Em meu retorno, no sábado, o 'Osvaldão' veio me dizer que aqueles passageiros da avenida Duque de Caxias haviam solicitado que eu dirigisse para eles até a cidade de Porto Alegre (RS). A preocupação com a segurança de meus passageiros me trouxeram confiança e credibilidade. 


Como a Viação Garcia já tinha ônibus disponibilizados para o turismo, me recordo, também, de alguns passageiros que vieram da Suíça para Londrina, no qual os conduzi à Fazenda Cachoeira, do Dr. Fernando que era um dos proprietários. De lá, fomos para Curitiba, Porto Alegre, São Paulo. Deixei os passageiros suíços no Rio de Janeiro. Nesta viagem foi 'tudo beleza'! (risos).


Os modelos de ônibus dirigidos por Roberto Lupion







O funcionário Roberto Lupion, os  seus passageiros  e a Viação Garcia (ANOS 70)






Uma pequena amostra do 'Espaço Memorial' de Roberto Lupion








Atualmente, estou casado com a minha esposa Juraci R. Lupion há 48 anos! Ela sempre compreendeu minha profissão! Quando estava na estrada, trabalhando, era ela quem era o 'pai e mãe' de nossos filhos: Roberson, Girlaine e a Geane. Eu tenho uma bicicleta com mais de 30 anos, uma Caloi com toda sinalização. Agora, pedalo, todos os dias, entre 18 a 20 km sempre respeitando o trânsito num veículo mais leve! (risos). 



Roberson Lupion


'Sou filho de Roberto Lupion, ele foi motorista da Viação Garcia por muito tempo. Sempre enche os olhos de lágrimas quando fala que foi motorista desta tão renomada empresa! Hoje, já aposentado, meu pai coleciona as miniaturas dos ônibus da Viação Garcia, matérias que saem nos jornais, guarda com carinho as fotos ao lado dos ônibus quando ele fora motorista. O Meu pai? É o meu pai herói!'

Neste dia especial, Roberto Lupion ao visitar o Museu da Viação Garcia' nos emocionou. Entrou nos ônibus em que dirigiu na empresa. Foi um momento único para ele e para nós. Comentou como funcionava o tacógrafo no ônibus Diplomata Scania: 'esse equipamento sempre registra a velocidade dos ônibus! É o local onde é verificado, no disco, se o motorista ultrapassou a velocidade ou não. Eu nunca tive problemas com ele! ' (risos)"

Agradecemos a todos que contribuíram 
para este momento com Roberto Lupion.
Um grande motorista!
Um grande homem!


*Roberto Lupion é  fã do cantor Roberto Carlos, por isso, a nossa dedicatória acima!!! Por: Andréa Ribeiro

Um comentário:

  1. Uma sociedade se faz de excelentes profissionais em todas as áreas. Parabéns Sr.Roberto Lupion

    ResponderExcluir